terça-feira, 20 de março de 2012

3º Dia: Formação Litúrgica


O Que é Liturgia?


Liturgia é, antes de tudo, AÇÃO. Ação supõe movimento. A liturgia se expressa mediante palavras e gestos. Por isso, dizemos que a Liturgia e feita de sinais sensíveis, ou seja, sinais que chegam aos nossos sentidos (audição, tato, olfato, paladar, visão).
Antigamente, fora do campo religioso, Liturgia queria dizer Ação do Povo. A igreja passou a aplicar este termo para indicar ação do povo Reunido para expressar sua Fé em Deus.

Ministros
- Ministros ordenados: Bispo, Padres, Diáconos
- Ministros Instituídos: Leitores e Acólitos.
- Ministro não ordenados, nem instituídos: ministros extraordinários da comunhão eucarística, ministros da palavra, ministros do batismo...e ministros para os vários serviços da celebração litúrgica

Posições Durante as Celebrações
Estar em pé: é a posição do Cristo Ressuscitado, atitude de quem está pronto para obedecer, pronto para partir. Indica também a atitude de quem acolhe em sua casa. Estar de pé demonstra prontidão para pôr em prática os ensinamentos de Jesus.
Estar sentado: é a posição se escuta, de diálogo, de quem medita e reflete.
Estar ajoelhado: é a posição de quem se põe em oração profunda, confiante. É também sinal de adoração a Deus.
Fazer genuflexão: faz-se dobrando o joelho direito ao solo. Significa adoração, pelo que é reservada ao Santíssimo Sacramento, quer exposto, quer guardado no sacrário.
Fazer reverência: é uma atitude intermediária entre estar de pé e ajoelhar-se. Sinal de reverência e honra que se presta às pessoas ou às imagens.

Cores Litúrgicas
Branco: simboliza a vitória, a paz, a alegria. É usado nos ofícios e missas do tempo pascal e no Natal: nas festas e memórias do Senhor, exceto as da Paixão; nas festas e memória da Bem-aventurada Virgem Maria, dos Santos Anjos, dos Santos não mártires, na festa de Todos os Santos, são João Batista.Cátedra de São Pedro e Conversão de São Paulo.
Verde: é a cor da esperança. É usado nos ofícios e missas do tempo comum. Era também antes a cor do Espírito Santo
Vermelho: simboliza o fogo, o sangue, o amor divino, o martírio. É usado no domingo da Paixão (= domingo de Ramos) e na Sexta-feira santa: domingo de Pentecostes, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas e nas celebrações dos Santos mártires.
Roxo: simboliza a penitência. É usado no tempo do advento e na quaresma. Pode também ser usado nos ofícios e missas pelos mortos.
Rosa: simboliza a alegria. Pode ser usado no III domingo do Advento e no IV domingo da Quaresma.

Ano Litúrgico
dvento: O período do Advento abre o ano litúrgico. Advento significa vinda, chegada. É o tempo em que se espera o nascimento de Jesus e a segunda vinda de Cristo. Tem início no fim de novembro ou começo de dezembro
Natal: O tempo litúrgico do Natal inicia-se dia 24 de dezembro e termina com a festa do Batismo do Senhor, uma data móvel, isto é, que varia conforme o ano. Neste período, celebram-se duas grandes solenidades: o Natal e a Epifania. E ainda duas festas muito importantes: Sagrada Família e Santa Maria Mãe de Deus.
Quaresma: É um tempo de renovação espiritual, de arrependimento, de penitência, de perdão, de muita oração em preparação a Festa da Páscoa.
Tríduo Pascal: As celebrações mais importantes de todo ano litúrgico sem dúvida são as do Tríduo Pascal. Inicia-se na Quinta-feira Santa e termina e termina no Sábado Santo, com a Vigília Pascal.
Páscoa:  Jesus, ao ressuscitar, “passou” da morte para a vida, da escuridão para a luz. E nós, na Páscoa, somos convidados a realizar essa mesma passagem, isto é, a ressuscitar com Jesus para o amor e ao serviço ao próximo. A Páscoa é um longo período litúrgico: além da oitava da Páscoa, prolonga-se por mais de sete domingos. O tempo pascal termina com duas importantes solenidades a festa da Ascensão de Jesus ao céu e a festa de Pentecostes.
Tempo Comum: houve também muitos episódios na nossa vida de Jesus que a Igreja fez questão de recordar. E isso é feito durante o Tempo Comum. Ele abrange quase todo o ano. São 34 domingos, divididos em duas partes :a primeira compreende de seis a nove domingos, iniciando-se depois do Tempo do Natal e terminando na Quaresma e o segundo começa após o Tempo Pascal e vai até o fim de novembro, mais precisamente até a festa de Cristo Rei, que encerra também o ano litúrgico. 

Solenidades, festas, memória:
Durante o ano, a Igreja não comemora apenas festas litúrgicas.Há muitas outras datas celebradas para louvar o Senhor, para homenagear Maria, a mãe de Jesus, para venerar os santos (alguns destes, mártires), agradecendo a Deus por suas belas virtudes.
      Dentre essas celebrações, as mais importantes são as solenidades, como por exemplo, a do Sagrado Coração de Jesus, a Anunciação do Senhor, a Assunção de Maria, Todos os Santos, São José, São Pedro e São Paulo e outras.
      Há também as chamadas festas, como por exemplo, de Santo Estevão, a dos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel a natividade de Nossa Senhora a Conversão de São Paulo e outras. 
      E, finalmente, a Igreja celebra também a memória, isto é, lembrança de alguns santos que se distinguiram por sua vida e seu exemplo. Todos os santos do calendário romano têm seu dia de memória.

Espaço da Celebração
Presbitério: espaço ao redor do altar, geralmente um pouco elevado, onde se realizam os ritos sagrados.
Altar: mesa fixa ou móvel destinada à celebração eucarística.
Ambão ou Mesa da Palavra: estante de onde se proclama a palavra de Deus.
Nave da Igreja: espaço reservado para os fiéis.
Sacristia: sala anexa à igreja onde se guardam as vestes do padre e os objetos destinados às celebrações; também o lugar onde os ministros se paramentam.

Vestes Litúrgicas ou Paramentos
Alva ou Túnica: veste longa, de cor branca, comum aos ministros de qualquer grau.
Casula: veste própria do sacerdote que preside a celebração. Espécie de manto que se veste sobre a alva e a estola. A casula acompanha a cor litúrgica do dia.
Estola: veste litúrgica dos ministros ordenados. O Bispo e o presbítero a colocam sobre os ombros de modo que caia pela frente em forma de duas tiras, acompanhando o comprimento da alva ou túnica. Os Diáconos usam a estola a tiracolo sobre os ombros esquerdo, prendendo-a do lado direito.

Livros Sagrados
      Missal: É um livro grande que contém todo o formulário e todas as orações usadas nas celebrações da missa para todo o ano litúrgico.
      Lecionário: É o livro que contém todos os textos bíblicos que devem ser proclamados na missa, durante todo o ano litúrgico. São três livros:
      Lecionário Dominical: compreende as leituras para as missas dos domingos e de algumas solenidades e festas. Toda missa dominical apresenta três leituras, mais o salmo responsorial: a primeira leitura do Antigo Testamento (salvo no tempo pascal em que se lê Atos dos Apóstolos); a segunda leitura, da Carta dos Apóstolos ou Apocalipse; a terceira leitura é o Evangelho. Para que haja uma leitura variada e abundante da Sagrada Escritura, a Igreja propõe, para os domingos e festas,um ciclo A, B, C.  Ao Ano A, corresponde as leituras de São Mateus; ao Ano B, corresponde as leituras de São Marcos; ao Ano C correspondem a leituras de São Lucas. O Evangelho de São João é geralmente proclamado nos tempos especiais (advento, quaresma, tempo pascal) e nas grandes festas.
      Lecionário Semanal: contém as leituras para os dias da semana de todo o Ano Litúrgico. A primeira leitura o salmo responsorial de casa dia estão classificadas por ano par e ano ímpar. O Evangelho é o mesmo para os dois anos. 
      Lecionário Santoral: contém as leituras pra solenidades e festas dos santos. Estão aí incluídas também as leituras para o uso na administração dos sacramentos e para diversas circunstâncias.

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